sábado, 7 de fevereiro de 2009

GRANDES MATEMÁTICOS - DIOFANTE DE ALEXANDRIA


Diofante ou Diofanto de Alexandria é considerado como o maior algebrista grego. Na história da Aritmética que este autor desempenha um papel semelhante ao que Euclides (360-295 a. c.) tem na Geometria e Ptolomeu (85-165) na Astronomia.
À semelhança de outros matemáticos, pouco se sabe relativamente à sua vida. Desconhece-se a data precisa em que Diofanto nasceu. No entanto, através da leitura dos seus escritos, nos quais cita Hipsicles (240-170 a. c.), e também por uma passagem de Théon de Alexandria (335-395), que cita Diofanto como um clássico, é possível marcar limites temporais que permitem situar a vida deste autor entre o século II a. c. e o princípio do século IV da nossa era. De acordo com P. Tannery deve-se considerar Diofanto como contemporâneo de Papus (290-350) e pertencendo à segunda metade do século III. Por outro lado, atendendo a que na parte da aritmética da mutilada obra de Papus não é mencionado o nome de Diofanto, sendo, no entanto citados, não só diversos outros geômetras da época, mas também quase todos os matemáticos do seu tempo [Héron (10-75), Nicómaco (60-120), Théon e Ptolomeu], talvez o notável matemático de que falamos possa ser um pouco posterior a Papus.
A história conservou poucos dados biográficos de Diofanto. Tudo o que se conhece a seu respeito encontra-se num epigrama que figura no seu túmulo e que está escrito sob a forma de um enigma Matemático. Ele aqui está tal como o encontramos formulado na "Álgebra Recreativa", de Y. I. Perelman, Ed. Mir, Moscovo, 1989.
No Seu Epitáfio estão os seguintes versos:
“Caminhante! Aqui estão sepultados os restos de Diofanto. E os números podem mostrar quão longa foi a sua vida, cuja sexta parte foi a sua bela infância.
Tinha decorrido mais uma duodécima parte de sua vida, quando seu rosto se cobriu de pelos.
E a sétima parte de sua existência decorreu com um casamento estéril.
Passou mais um qüinqüênio e ficou feliz com o nascimento de seu querido primogênito,
Cuja bela existência durou apenas metade da de seu pai,
Que com muita pena de todos desceu à sepultura quatro anos depois do enterro de seu filho.
Diga quantos anos tinha Diofanto quando morreu?”

Fonte:
http://www.educ.fc.ul.pt

PS.: Se você ainda não descobriu o valor que determina com quantos anos Diofante morreu, a resposta é 84 anos.

11 comentários: